sexta-feira, 18 de março de 2011

Watchmen - um exemplo de narrativa transmidiática

Watchmen contou com uma maciça campanha multimídia. Uma das primeiras ações veio com um blog que entrou no ar em julho de 2007, assim que o longa teve seu elenco confirmado e o início das filmagens estava engatilhado. Recheado de informações e conteúdo como minidocumentários que revelavam os bastidores da adaptação, o site destrinchou toda a produção e, por tabela, tranquilizou os fãs da série de Moore e Gibbons. Com o tempo outros sites oficiais chegaram e o diretor Jack Snyder abriu ao público a oportunidade de produzir comerciais de TV para os produtos da “Veidt Enterprises”, empresa do magnata Ozymandias, personagem da HQ e também do filme.
A partir do site do tabloide The New Frontiersman, leitura favorita do personagem Rorschach na história original, uma gigantesca quantidade de material complementar foi despejado na rede. A ação envolveu ainda sites sociais como Flickr, Twitter e YouTube. A boa ideia aqui foi que tudo convergia para o agregador FriendFeed, uma central da campanha online juntamente com o site oficial. Mas tinha muito mais: virais incríveis, um divertido game arcade, conteúdo para o mundo virtual do PlayStation 3, roupas para avatares, etc.

Watchmen – Trailer

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